pixel

COMO FUNCIONA A
ENERGIA SOLAR?

Do sol até VOCÊ!

Entenda como funciona a energia solar e todo processo de transformação da radiação solar para a energia elétrica usada diariamente em nossas residências e comércios.

como funciona a energia solar

COMO TUDO COMEÇOU

Você já reparou que a maneira do Brasil gera e distribuí energia elétrica é quase a mesmo coisa no últimos 50 anos? Grandiosos empreendimentos, complexos sistemas de transmissão com grande impacto ambiental escreveram nossa história até aqui. Porém a ANEEL, através da Resolução Normativa nº 482, de 2012, passou a permitir que você instale seu próprio sistema de geração de energia renovável e contribua com a rede elétrica existente (posteriormente substituída pela Resolução Normativa nº 687, de 2015)

SOLUÇÃO

 A solução que oferecemos transforma a luz do sol diretamente em energia elétrica através do chamado ”efeito fotovoltaico. Esta energia elétrica pode ser utilizada e ”injetada” na rede elétrica de sua distribuidora. Desse forma é possível reduzir ou quase zerar sua fatura de energia, ao mesmo tempo que contribui com o sistema gerando energia limpa.

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR? 

Entenda o processo de um gerador fotovoltaico

MÓDULO FOTOVOLTAICO Durante o dia, os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e transformam diretamente em energia elétrica. INVERSOR FOTOVOLTAICO O inversor grid-tie converte a energia gerada (CC) para o padrão de sua rede elétrica (CA, 220V), que é o mesmo usado em seus eletrodomésticos e equipamentos. QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO O quadro irá distribuir a energia gerada até suas tomadas, equipamento e pontos de a iluminação. Quando sobr energia, ela é conduzida à rede elétrica da distribuidora. MEDIDOR BIDIRECIONAL O medidor fará a leitura da energia que você enviou à distribuidora e da energia que você consumiu da rede quanto não havia sol. No fim do mês você só paga a diferença. REDE ELÉTRICA A Rede Elétrica recebe a energia que sobrou de seu sistema e fornece a energia que você precisa quando não ha sol suficiente. Caso você forneça mais energia que consuma, são gerados créditos de nergia que valem por 5 anos.

VÍDEO EXPLICATIVO

Assista o vídeo explicativo da América do Sol e entenda como funciona a energia solar!

FAQ

Perguntas frequentes sobre como funciona a Energia Solar

A princípio o seu sistema poderá ser pago por meio de recursos próprios ou por meio de financiamento junto a uma instituição financeira de sua preferência, que ofereça linhas de crédito específicas. Do mesmo modo, a TeraSolar ajuda a encontrar a melhor solução para você. Peça hoje mesmo um orçamento gratuito!

Primordialmente se tratando de equipamentos, temos uma grande variedade de possibilidades. Os painéis solares (módulos fotovoltaicos) em geral têm no mínimo 25 anos de garantia de performance linear. Já os inversores, tem entre 5 e 15 anos de garantia, a depender da marca escolhida pelo cliente. Nesse sentido, é importante lembrar que em alguns casos você também pode adquirir a garantia estendida destes produtos.

Sim, os módulos fotovoltaicos passam por testes rígidos para garantir sua resistência a intempéries. Produzidos com um vidro especial e uma estrutura específica, o painel solar resiste a chuvas com granizos de 25mm caindo a 80km/h.

Uma das maiores vantagens de se investir em um sistema fotovoltaico da TeraSolar é que ele praticamente não necessita de grandes manutenções. Por outro lado, é aconselhável que de tempos em tempos o sistema passe por uma limpeza, já que a sujeira depositada sobre os painéis vai diminuindo a quantidade de energia gerada ao passar do tempo. Além da sujeira acumulada, algumas verificações anuais são importantes para garantir o bom funcionamento do equipamento:

– Verificar aperto dos terminais e se há presença de oxidação;

– Inspeção visual nos cabos: se estão em boas condições e protegidos das ações do tempo;

– Inspecionar a integridade das estruturas metálicas;

– Verificar se surgiu alguma infiltração nas vedações do telhado;

O tempo para você ter o retorno total do seu investimento em energia solar varia entre 4 e 6 anos, a depender de algumas características de cada projeto. Mesmo pagando através de um financiamento, vale muito a pena! Você deixa de pagar uma prestação vitalícia para a distribuidora e ainda paga todos os juros do financiamento com a própria economia do seu sistema. Peça seu orçamento e comprove!

Não. Os sistemas de geração conectados à rede, como o nome já diz, só funcionam em conjunto com a rede elétrica e são desligados instantaneamente no momento que ocorre alguma falha ou falta na rede da distribuidora. Neste caso, o sistema fotovoltaico não irá lhe garantir energia em momentos de falta.

Caso seu projeto seja capaz de gerar toda a energia que você consome, sua fatura de energia será reduzida a um valor mínimo que é chamado de custo de disponibilidade. Este valor costuma variar entre 30 e 80 reais, dependendo do local e do tipo de fornecimento. Lembrando que você também continuará pagando a COSIP (imposto municipal relativo a iluminação pública) e o ICMS sobre a TUSD.

Depois que terminamos a instalação, a distribuidora vai realizar um processo chamado de vistoria, onde será realizada a instalação de um novo relógio (medidor), chamado medidor bidirecional. Este medidor consegue ler tanto a energia que é consumida pela unidade consumidora como também a energia que é injetada na rede pelo sistema de energia solar. Com isso, todo mês o leiturista irá fazer a leitura de dois números no seu medidor e a distribuidora saberá quanto desconto deve aplicar na sua fatura.

Sim, é possível e existem três opções para realizar este processo:

– Deixando uma folga no inversor a ser instalado na primeira vez

– Utilizando microinversores

– Adicionando um novo sistema Este é um assunto um pouco mais complicado e que deve ser analisado caso a caso. Se tiver dúvidas, procure a equipe TeraSolar.

REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre como funciona a energia solar? Acesse nossas redes sociais!

PROJETOS

DÚVIDAS

CURIOSIDADES

Todos os equipamentos são homologados pelo INMETRO

O Sistema instalado será de acordo com a Resolução Normativa da ANEEL nº 687/2015 e a Lei 14.300/2022

Nossa equipe de engenharia segue a rigor todas normas técnicas vigentes para instalação segura do seu sistema

(47) 3202-9118 / 99169-0484

R. Wolfgang Amon, 67 – Costa e Silva

Joinville – SC, 89217-350

contato@terasolar.com.br

Tera Soluções em Energia Ltda

CNPJ 25.167.812/0001-57

(47) 3202-9118 / 99169-0484

R. Wolfgang Amon, 67 – Costa e Silva

Joinville – SC, 89217-350

contato@terasolar.com.br

Tera Soluções em Energia Ltda

CNPJ 25.167.812/0001-57

FORMULÁRIO